MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
EDNÉA MARIA BOFF
GIOVANA DIAS FERREIRA
LUCIANA CLÁUDIA FERNANDES VICENTE
SANDRA NONIS FERRARI
PROJETO INTEGRADO PROINFO
SEGURANÇA NA INTERNET
A ESCOLA COMO MEDIADORA DO USO SEGURO DA INTERNET
SALTO/SP
2012
Este projeto é apresentado como requisito para a conclusão do Curso PROINFO, analisa as teorias aprendidas no desenvolvimento da primeira etapa do curso e sugere projeto de multidisciplinar a ser aplicado com adolescentes. Primeiramente faz uma análise geral da comunicação juvenil em tempos de redes sociais, destacando a natureza atual das atividades do adolescente no uso das novas tecnologias, no caso a internet e suas redes sociais. A seguir destaca a necessidade de, a escola, orientar o uso desse meio de socialização também para o estudo, minimizando os seus pontos restritivos e potencializando a aprendizagem como um todo. Finalmente, propõe uma sequência didática que enfoca o protagonismo juvenil tentando mininizar o conflito de gerações na análise das restrições do uso da internet pelos adultos, sugerindo atitudes seguras de compartilhamento de informações em busca de um bom letramento digital que vai além do saber acessar a internet
Palavras-chave: Comunicação, relacionamento virtual, jovens, protagonismo, colaboração.
1 JUSTIFICATIVA
Vivemos num mundo onde a comunicação, presente em todos os campos da vida humana, está radicalmente vinculada à revolução tecnológica.
O uso cada vez mais intenso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) altera as condições de espaço e tempo: a comunicação entre sujeitos ocorre além das fronteiras espaço-temporais promovendo interações e ações à distância e criando novas formas para o controle do tempo.
Desse modo, infere-se que a tecnologia da informação tornou-se imprescindível ferramenta em todos os setores da vida social.
Trata-se de uma realidade irreversível: para o bem ou para o mal a apropriação do uso das TICs vem se intensificando entre os jovens. Estes, cada vez mais envolvidos nas redes sociais constroem relações que podem também constituir riscos reais.
Nesse contexto, a escola pode (e deve) cuidar para que o uso dessa potência não se converta em perigo, estabelecendo regras para melhor orientar os jovens em questão.
2 OBJETIVOS
Conhecer as formas de relacionamento virtual dos alunos e orientar o uso seguro da internet oportunizando a reflexão e posicionamento crítico sobre essa forma de comunicação.
3 DESENVOLVIMENTO
Promover uma sondagem inicial com os alunos em relação aos sites mais acessados, as redes sociais que participam, se é possível fazer “amigos”, como as redes sociais podem ser usadas na escola etc.
Em seguida assistir coletivamente ao filme “Confiar” (Trust, de David Schwimer, 2010) como provocação para discussões.
A partir desse momento, partilhar ideias numa “Roda de conversa”, discutindo sobre o filme e levantando quais as situações de risco para o jovem, como cada um lida com as “mentiras virtuais” (perfil fake, por exemplo) e outras.
Nesta etapa podem eleger democraticamente uma das diversas formas de comunicação em rede (Orkut, Facebook, Blog etc.) para registrar e compartilhar as experiências sistematicamente por meio de textos, fotos e vídeos.
Para finalizar devem representar graficamente as diferentes etapas do projeto produzindo uma mostra para partilha dos resultados.
4 AVALIAÇÃO
Observação sistemática das produções e participações durante todo o projeto; apresentação das conclusões em seminários para a escola.
5 RECURSOS
· Filme “Confiar” – sinopse: Após pensar muito Will (Clive Owen) e Lynn (Catherine Keener) resolvem presentear sua filha Annie (Liana Liberato) com um computador. O casal está convencido de que havia criado seus três filhos em um ambiente aberto e saudável e que já poderia confiar em Annie. Quando Annie faz um novo amigo pela internet - um garoto de 16 anos chamado Charlie que ela conheceu num chat de relacionamento, Will e Lynn deram toda a atenção. Sentaram com a filha, conversaram sobre o assunto e viram as fotos que o menino tinha enviado. Quando Annie e Charlie marcam um encontro, sem que os pais dela saibam, o que acontecerá em apenas 24 horas irá mudar a família para sempre.
· Sala de projeção multimídia
· Acesso à internet (Acessa Escola)
· Cartolina, papéis, impressões diversas, câmera digital, fotos, cola, tesoura, canetas hidrográficas.
6 CONCLUSÃO
Nossa grande expectativa é ensinar e aprender de forma colaborativa possibilitando adquirir competências e habilidades na alfabetização digital estimulando um cuidado maior com o uso da internet e das redes sociais.
7 REFERÊNCIAS (BIBLIOGRAFIA)
Tutorial Monografia – Normas ABNT. Disponível em :
<http://cultura.universia.com.br/tutoriais/monografias/01.jspl> Acesso em 30 mar 2012.
Trailer do filme: Confiar (Trust, de David Schwimer, 2010). Disponível em:
<http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=vsGxpqQGhrE> Acesso em 10 mai 2012.
REVISTA MUNDO JOVEM, publicação da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS). Rio Grande do Sul, Redes Sociais, um espaço de relações, p. 10. Março, 2011.
REVISTA MUNDO JOVEM, publicação da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS). Rio Grande do Sul, Conjugando o verbo blogar, p. 7. Novembro 2011.
REVISTA MUNDO JOVEM, publicação da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS). Rio Grande do Sul, Relações virtuais, p. 10. Agosto, 2011.
REVISTA MUNDO JOVEM, publicação da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS). Rio Grande do Sul, Redescobrindo o professor 2.0, subsídio sobre TICs, ano 1, número 1. Março 2012.
REVISTA MUNDO JOVEM, publicação da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS). Rio Grande do Sul, A sociedade da informação, subsídio para o ensino da Sociologia, ano 3, número 15. Outubro 2011.
REVISTA MUNDO JOVEM, publicação da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS). Rio Grande do Sul, A comunicação juvenil em tempos de redes sociais, p. 19. Março, 2012.
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