MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
PROINFO INTEGRADO
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ITU
CURSO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL
PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM
TÍTULO: “Limites e Possibilidades do uso da Tecnologia da Informação e Comunicação a favor da aprendizagem dos alunos – Recursos Tecnológicos no desenvolvimento da aula”
AUTORES:
Eliana Waiteman Manoel
Eliane de Castro Fabrini
Sonia Aparecida Stefani Paes
Antonio Luciano Zinsly
ITU/ SP 2012
INTRODUÇÃO
APRESENTAÇÃO
As ações elencadas neste projeto de trabalho buscam problematizar as novas práticas nos espaços escolares com a utilização das TICs. Para tanto, focamos os procedimentos possíveis de aplicação no processo formativo para o uso das tecnologias, tanto para os gestores escolares e docentes, quanto para os alunos, intensificando as ações solidárias de reflexão crítica, vivenciadas e compartilhadas no grupo escola.
PALAVRAS-CHAVE
Trabalho docente; uso das TICs; processos formativos.
PERGUNTA PROBLEMA
De que forma as TICs, podem ser incorporadas no cotidiano da escola, conhecendo seus limites e possibilidades, e estejam a favor da aprendizagem dos alunos?
OBJETIVO GERAL DO GRUPO
Promover a formação continuada em serviço e o desenvolvimento profissional dos gestores escolares com vistas à melhoria da qualidade de ensino e a formação dos docentes para o uso da TICs no ambiente escolar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS A ATINGIR COM AS AÇÕES
EM RELAÇÃO À ESCOLA
Contribuir para formar cidadãos aptos a construírem uma sociedade mais solidária; refletir e discutir acerca das TICs; formar o olhar dos nossos alunos para uso dos recursos tecnológicos numa concepção de solidariedade; discutir em que concepção de mundo quer formar nossos alunos;
EM RELAÇÃO AOS ALUNOS
Desenvolver maior senso crítico; Utilizar as TICs como uma forma de aprender e de apoio a sua formação;
EM RELAÇÃO AOS PROFESSORES
Conhecer e explorar os recursos tecnológicos para auxiliar em suas práticas na sala de aula; adequar as TICs aos objetivos pedagógicos que pretende alcançar como ferramenta a serviço da aprendizagem e da construção do conhecimento; mediar a conscientização quanto ao uso das ferramentas de informática: o vício, o jogo, a compulsão, a modulação da sociedade capitalista formatando o indivíduo para o consumo; desenvolver o planejamento de projetos/ planos de aula, que contemplem situações de aprendizagem do conteúdo em estudo na disciplina, os temas transversais – sujeito ético; promover a capacidade dos alunos, críticos, criativo e cuidantes; alcançar uma aprendizagem mais significativa dos conteúdos historicamente construídos pela humanidade – o currículo.
EM RELAÇÃO AOS GESTORES
Enfatizar a prioridade da dimensão pedagógica como finalidade das nossas ações; envolver todos os professores no processo; reconhecer que as TICs são um instrumento indispensável para a travessia da informação para a formação.
DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES
1) Discussão sobre a importância das tecnologias em nossas vidas como partícipes da sociedade atual.
2)Troca de experiências exitosas com o uso das TICS na escola, os limites e as possibilidades.
3)Oficinas para uso dos recursos tecnológicos integrada às situações de aprendizagem.
RECURSOS
Computador e suas ferramentas e Internet.
BIBLIOGRAFIA:
- Curso Proinfo 2012.
- EDLA RAMOS 2006 - por que precisamos usar a tecnologia na escola? As relações entre escola, tecnologia e a sociedade.
- SALTO PARA O FUTURO. Trabalhando com projetos: texto básico para a discussão de todos os programas da série. [S.l.]: TVE Brasil, 2002. Texto base para a série de programas Cardápio de projetos, de 2002. Disponível em: <http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2002/cp/texto1.htm>. Acesso em: 3 jun. 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.