segunda-feira, 21 de maio de 2012

A utilização do Google Docs e planilhas de cálculo (excel) no processo de ensino aprendizagem


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
PROINFO INTEGRADO
CURSO DE INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
PROJETO PESQUISA E APRENDIZAGEM














A UTILIZAÇÃO DO GOOGLE DOCS E PLANILHAS DE CÁLCULO (EXCEL) NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM









Autor:
LUÍS CARLOS DOS SANTOS





ITU - MAIO/2012







Apresentação:
O projeto apresentado foi criado atendendo a proposta para a conclusão do Curso Proinfo – Curso de Introdução a Educação Digital, com o intuito de amenizar as dificuldades que enfrentam os docentes no cotidiano em utilizar a tecnologia a seu favor no processo de ensino aprendizagem.
 A utilização de uma ferramenta como o Google Docs para realizar uma avaliação on line é uma inovação no que tange a preparação dos alunos para tal tarefa, onde a conscientização para o comprometimento é a chave, e responsabilidade do professor.
Após a coleta de dados o professor deverá montar uma planilha com as questões onde visualizará através de gráfico os pontos dificultadores. Esses dados são mostrados aos alunos e trabalhados de acordo com a necessidade de cada questão.

Palavras-chave: comprometimento, inovação, interação.
Objetivo:
Apresentar a ferramenta Google Docs como aliada na sua utilização e verificar a grande necessidade de utilizar planilhas e gráficos que são de extrema importância para apresentação dos dados coletados na sala do Acessa Escola.




Justificativa:
Os dados das avaliações, pesquisas, quando realizadas on line utilizando o Google Docs ao ser enviadas pelos alunos são armazenadas instantaneamente num arquivo onde o professor terá acesso para corrigir, montar a planilha, o gráfico e apresentar para os alunos. Esse processo elimina totalmente o uso do papel.  

Desenvolvimento:
O professor deverá preparar a avaliação com questões alternativas e dissertativas de acordo com a necessidade da turma.
Deverá instituir um tempo mínimo e máximo para realização da avaliação, observando o tempo de leitura das questões. Tomar cuidado com questões muito longas e cansativas ou questões muito diretas.
Todos os alunos deverão ter uma conta no GMAIL para o compartilhamento das questões.
Com a avaliação pronta, os alunos conscientizados, deverão ser encaminhados para a sala do acessa escola para a realização da atividade.
Após o término da avaliação o professor deverá coletar os dados (isso pode se feito na sua casa), corrigir as avaliações, tabular as questões que necessitam ser trabalhadas, fazer o gráfico e na primeira oportunidade apresentar para a turma fazendo as intervenções necessárias em cada questão.  

Conclusão:
O curso PROINFO INTEGRADO CURSO DE INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL, nos mostrou diversas ferramentas para a utilização das TICs no processo de ensino aprendizagem.
Mostrou também as diversas possibilidades e em alguns casos a sua necessidade de utilização como no caso das planilhas e gráficos para uma apresentação dos dados coletados e analisados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.