MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
PROINFO INTEGRADO
CURSO DE INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
PROJETO PESQUISA E APRENDIZAGEM
A UTILIZAÇÃO DO GOOGLE DOCS E
PLANILHAS DE CÁLCULO (EXCEL) NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Autor:
LUÍS CARLOS DOS SANTOS
LUÍS CARLOS DOS SANTOS
ITU - MAIO/2012
Apresentação:
O projeto
apresentado foi criado atendendo a proposta para a conclusão do Curso Proinfo –
Curso de Introdução a Educação Digital, com o intuito de amenizar as dificuldades que enfrentam os docentes no cotidiano em utilizar a tecnologia a seu favor
no processo de ensino aprendizagem.
A utilização
de uma ferramenta como o Google Docs para realizar uma avaliação
on line é uma inovação no que tange a preparação dos alunos para tal tarefa, onde
a conscientização para o comprometimento é a chave, e responsabilidade do
professor.
Após a coleta de dados o professor deverá montar uma
planilha com as questões onde visualizará através de gráfico os pontos dificultadores.
Esses dados são mostrados aos alunos e trabalhados de acordo com a necessidade
de cada questão.
Palavras-chave: comprometimento, inovação, interação.
Objetivo:
Apresentar
a ferramenta Google Docs como aliada na sua utilização e verificar a
grande necessidade de utilizar planilhas e gráficos que são de extrema importância
para apresentação dos dados coletados na sala do Acessa Escola.
Justificativa:
Os
dados das avaliações, pesquisas, quando realizadas on line utilizando o Google
Docs ao ser enviadas pelos alunos são armazenadas instantaneamente num arquivo
onde o professor terá acesso para corrigir, montar a planilha, o gráfico e
apresentar para os alunos. Esse processo elimina totalmente o uso do papel.
Desenvolvimento:
O professor deverá preparar a avaliação com questões alternativas e
dissertativas de acordo com a necessidade da turma.
Deverá instituir um tempo mínimo e máximo para realização da avaliação,
observando o tempo de leitura das questões. Tomar cuidado com questões muito
longas e cansativas ou questões muito diretas.
Todos os alunos deverão ter uma conta no GMAIL para o compartilhamento
das questões.
Com a avaliação pronta, os alunos conscientizados, deverão ser
encaminhados para a sala do acessa escola para a realização da atividade.
Após o término da avaliação o professor deverá coletar os dados (isso
pode se feito na sua casa), corrigir as avaliações, tabular as questões que
necessitam ser trabalhadas, fazer o gráfico e na primeira oportunidade
apresentar para a turma fazendo as intervenções necessárias em cada questão.
Conclusão:
O curso PROINFO
INTEGRADO CURSO DE INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL, nos mostrou diversas
ferramentas para a utilização das TICs no processo de ensino aprendizagem.
Mostrou também
as diversas possibilidades e em alguns casos a sua necessidade de utilização
como no caso das planilhas e gráficos para uma apresentação dos dados coletados
e analisados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.