MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CORINA MANZOLI DE BARROS
LAÉRCIO MAURÍCIO RAMOS
MARIA AMÉLIA RODRIGUES MOREIRA LEITE
VALDIRENE FERREIRA DA SILVA
PROJETO INTEGRADO PROINFO
TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
A INSERÇÃO DAS TICS NOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS EM TURMAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA (REC)
SALTO/SP
2012
RESUMO
Projeto para o término do curso Proinfo visando a prática das TICS no processo de ensino aprendizagem nas escolas públicas do Estado de São Paulo direcionada para as turmas de recuperação intensiva.
Palavras-chave: TICS, recuperação intensiva
1 JUSTIFICATIVA
Facilitar o processo de ensino aprendizagem em turmas caracterizadas por defasagens diversas de assimilação dos conteúdos programáticos das disciplinas que fazem parte do currículo da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
Cônscios do caráter heterogêneo das citadas defasagens, o uso das TICS facilita a assimilação através da construção do saber no qual o aluno é o agente formador desse e nesse processo.
2 OBJETIVOS
Despertar o interesse do aluno para recuperar sua trajetória escolar visando sua ocupação no mercado de trabalho, assim como uma formação de cultura geral.
3 DESENVOLVIMENTO
Promover o contato de a familiaridade do aluno como o computador e todas as ferramentas necessárias, quais sejam, documento word, excel (caso haja necessidade para disciplinas afins), power point, enfim as variantes oferecidas pelo Microsoft Office; internet (navegadores, criação de e-mail padronizados [gmail e ou Hotmail], construção de blogs coletivo para interação.
4 AVALIAÇÃO
Conjugação dos conteúdos básicos regulares com os tecnológicos, citados nesta apresentação, visando alcançar um conhecimento muitidisciplinar através da cooperação entre professor e aluno num processo de parceria; portanto, ambos são avaliados, e por fim, o próprio projeto.
5 RECURSOS
Salas informatizadas, com uso de máquinas individuais;
Banda larga;
Câmeras digitais;
Data show;
DVD;
Filmes, de imediato –como apresentação-: “Escritores da Liberdade”, pois “aborda, de uma forma comovente e instigante, o desafio da educação em um contexto social problemático e violento. Tal filme se inicia com uma jovem professora, Erin (interpretada por Hilary Swank), que entra como novata em uma instituição de "ensino médio", a fim de lecionar Língua Inglesa e Literatura para uma turma de adolescentes considerados "turbulentos", inclusive envolvidos com gangues
Nesse sentido, o filme "Escritores da Liberdade" merece ser visto como apreço, sobretudo pela sua ênfase no papel da educação como mecanismo de transformações individuais e comunitárias. Com essas considerações, vê-se que a educação, como já ressaltaram grandes educadores da estirpe de Paulo Freire, tem um papel indispensável no implemento de novas realidades sociais, a partir da conscientização de cada ser humano como artífice de possíveis avanços em sua própria vida e, principalmente, em sua comunidade”.
6 CONCLUSÃO
Numa experiência ímpar, produzir um trabalho coletivo no qual todas as disciplinas, seus respectivos professores, assim como os alunos, estejam literalmente envolvidos na construção de um material feito e praticado por ambos.
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
[1] Castro, C. (2006). A influência das tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no desenvolvimento do currículo por competências. Universidade do Minho. Instituto de Educação e Psicologia. Braga. Acedido em 7 de Março 2009 através de http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/6097
[2] Mitchell, W. (2006).e-topia: Tecnologias de Informação e Comunicação e a Transformação da Vida Urbana. In A Sociedade em Rede: Do Conhecimento à Acção Política. Castells, M.; Cardoso, G. (Org.). Portugal: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2006. Disponível em: http://arnic.info/Papers/Sociedade_em_Rede_CC.pdf
[3] Patrocínio, J. T. (2001). Tecnologia, Educação, Cidadania: (Re)pensar projectos educacionais numa abordagem compreensiva da contemporaneidade. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Acedido em 10 de Abril de 2009 através de http://dspace.fct.unl.pt/dspace/bitstream/10362/281/1/patrocinio_2001.pdf
[4] Castells, M. (2006). Castells, M.; Cardoso, G. (Org.). Portugal: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2006. Disponível em :http://arnic.info/Papers/Sociedade_em_Rede_CC.pdf
[5] Espanha, R., Cardoso, G. Soares, L. Do Multimédia à Comunicação Wireless: As Dietas de Media Portuguesas. In A Sociedade em Rede: Do Conhecimento à Acção Política. Castells, M.; Cardoso, G. (Org.). Portugal: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2006. Disponível em: http://arnic.info/Papers/Sociedade_em_Rede_CC.pdf
[7] Carvalho, C., Sousa, F. & Pintassilgo, J. (Orgs.). (2005). A educação para a cidadania. Porto: Porto Editora .(p:39.)
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