segunda-feira, 21 de maio de 2012

Tecnologia no processo de ensino aprendizagem

Apresentação do Projeto Integrado
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

CORINA MANZOLI DE BARROS
LAÉRCIO MAURÍCIO RAMOS
MARIA AMÉLIA RODRIGUES MOREIRA LEITE
VALDIRENE FERREIRA DA SILVA






PROJETO INTEGRADO PROINFO
TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

A INSERÇÃO DAS TICS NOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS EM TURMAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA (REC)










SALTO/SP
2012
RESUMO

Projeto para o término do curso Proinfo visando a prática das TICS no processo de ensino aprendizagem nas escolas públicas do Estado de São Paulo direcionada para as turmas de recuperação intensiva.
Palavras-chave: TICS,  recuperação intensiva

1 JUSTIFICATIVA

Facilitar o processo de ensino aprendizagem em turmas caracterizadas por defasagens diversas de assimilação dos conteúdos programáticos das disciplinas que fazem parte do currículo da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
            Cônscios do caráter heterogêneo das citadas defasagens, o uso das TICS facilita a assimilação através da construção do saber no qual o aluno é o agente formador desse e nesse processo.


2 OBJETIVOS

Despertar o interesse do aluno para recuperar sua trajetória escolar visando sua ocupação no mercado de trabalho, assim como uma formação de cultura geral.


3 DESENVOLVIMENTO

              Promover o contato de a familiaridade do aluno como o computador e todas as ferramentas necessárias, quais sejam, documento word,  excel (caso haja necessidade para disciplinas afins), power point, enfim as variantes oferecidas pelo Microsoft Office; internet (navegadores, criação de e-mail padronizados [gmail e ou Hotmail], construção de blogs coletivo para interação

4 AVALIAÇÃO

Conjugação dos conteúdos básicos regulares com os tecnológicos, citados nesta  apresentação, visando alcançar um conhecimento muitidisciplinar através da cooperação entre professor e aluno num processo de parceria; portanto, ambos são avaliados, e por fim, o próprio projeto.


5 RECURSOS

Salas informatizadas, com uso de máquinas individuais;
Banda larga;
Câmeras digitais;
Data show;
DVD;
Filmes, de imediato –como apresentação-: “Escritores da Liberdade”, pois “aborda, de uma forma comovente e instigante, o desafio da educação em um contexto social problemático e violento. Tal filme se inicia com uma jovem professora, Erin (interpretada por Hilary Swank), que entra como novata em uma instituição de "ensino médio", a fim de lecionar Língua Inglesa e Literatura para uma turma de adolescentes considerados "turbulentos", inclusive envolvidos com gangues
  Nesse sentido, o filme "Escritores da Liberdade" merece ser visto como apreço, sobretudo pela sua ênfase no papel da educação como mecanismo de transformações individuais e comunitárias. Com essas considerações, vê-se que a educação, como já ressaltaram grandes educadores da estirpe de Paulo Freire, tem um papel indispensável no implemento de novas realidades sociais, a partir da conscientização de cada ser humano como artífice de possíveis avanços em sua própria vida e, principalmente, em sua comunidade”. 

6 CONCLUSÃO

Numa experiência ímpar, produzir um trabalho coletivo no qual todas as disciplinas, seus respectivos professores, assim como os alunos, estejam literalmente envolvidos na construção de um material  feito e praticado por ambos.



7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

[1] Castro, C. (2006). A influência das tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no desenvolvimento do currículo por competências. Universidade do Minho. Instituto de Educação e Psicologia. Braga. Acedido em 7 de Março 2009 através de http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/6097

[2] Mitchell, W. (2006).e-topia: Tecnologias de Informação e Comunicação e a Transformação da Vida Urbana. In A Sociedade em Rede: Do Conhecimento à Acção Política. Castells, M.; Cardoso, G. (Org.). Portugal: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2006. Disponível emhttp://arnic.info/Papers/Sociedade_em_Rede_CC.pdf

[3] Patrocínio, J. T. (2001). Tecnologia, Educação, Cidadania: (Re)pensar projectos educacionais numa abordagem compreensiva da contemporaneidade. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Acedido em 10 de Abril de 2009 através de http://dspace.fct.unl.pt/dspace/bitstream/10362/281/1/patrocinio_2001.pdf

[4] Castells, M. (2006). Castells, M.; Cardoso, G. (Org.). Portugal: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2006. Disponível em :http://arnic.info/Papers/Sociedade_em_Rede_CC.pdf

[5] Espanha, R., Cardoso, G.  Soares, L. Do Multimédia à Comunicação Wireless: As Dietas de Media Portuguesas. In A Sociedade em Rede: Do Conhecimento à Acção Política. Castells, M.; Cardoso, G. (Org.). Portugal: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2006. Disponível emhttp://arnic.info/Papers/Sociedade_em_Rede_CC.pdf


[7] Carvalho, C., Sousa, F. & Pintassilgo, J. (Orgs.). (2005). A educação para a cidadania. Porto: Porto Editora .(p:39.)




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