terça-feira, 22 de maio de 2012

Proficiência em comunicação Enfoque virtual



MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
PROINFO INTEGRADO
CURSO DE INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL I
PROJETO PESQUISA E APRENDIZAGEM



Proficiência em comunicação
Enfoque virtual



Elisangela Cristina Oliveira Turati
Sara Cristina Correia Rocha
Mirian Nascimento Luz







ITU
Maio 2.012
INTRODUÇÃO
            O Projeto Proficiência em Comunicação, enfoque virtual visa à melhoria da qualidade de ensino, levando o aluno como sujeito de sua aprendizagem no domínio de tecnologia para fins educacionais. O Projeto propõe os conteúdos mínimos a serem trabalhados pelos professores com os discentes, levando em consideração os saberes já construídos.
Consideramos que a avaliação é um instrumento de aprendizagem e reorientação do planejamento das situações de ensino. “A avaliação, numa perspectiva dialógica, destina-se à emancipação das pessoas e não a sua punição; à inclusão e não à exclusão”. (Romão, 1998). 
O objetivo do processo de avaliação da aprendizagem é desenvolver habilidades e não apenas dominar competências. A avaliação assume outra função que não a costumeira medição. Ela serve de indicador para orientar a prática educacional. Mostra ao professor quando é preciso realizar ajustes no processo educativo. Para tanto, ela não pode ser feita apenas em momentos específicos ou no final do ciclo escolar. A avaliação exige uma observação sistemática dos alunos para saber se eles estão aprendendo, como estão aprendendo e em que condições ou atividades eles encontram maior ou menor dificuldade.
Essa avaliação não se refere apenas ao domínio de competências, mas também ao desenvolvimento das habilidades. Portanto, importa avaliar o aluno como um todo, nas diversas situações que envolvam aprendizagem: no relacionamento com os colegas, no empenho para solucionar problemas propostos, nos trabalhos escolares, nas brincadeiras, etc.

Justificativa
O Projeto vem de encontro com as avaliações do governo no auxilio de torna-lo proficiente em Língua Portuguesa, A melhoria educacional será avaliada pelo Índice de Desenvolvimento Educacional do Estado de São Paulo (IDESP), que é um indicador de qualidade que permite à escola obter um diagnóstico sobre as potencialidades e fragilidades da aprendizagem educacional e consequentemente metas a ser atingidas para melhoria dessa aprendizagem.
O IDESP é calculado utilizando-se uma escala de 0 a 10. Considera dois critérios:
1- Indicador de Desempenho (ID) – Medido pelos resultados do SARESP, onde é possível agrupá-los por quatro níveis de proficiência: Abaixo do Básico, Básico, Proficiente e Avançado. O Indicador de Desempenho registra a defasagem da escola numa escala de zero a dez;
No Indicador de Desempenho são utilizadas algumas escalas de valores para se obter os níveis de proficiência.
Os níveis de proficiência apresentam os seguintes conceitos:
Abaixo do básico: O aluno do nível Abaixo do Básico mostra desempenho equivalente a pelo menos um ano de atraso com relação ao aluno do nível Proficiente e seu conhecimento da competência medida são rudimentares.
Básico: O nível Básico congrega os alunos que estão defasados em até seis meses em relação ao nível Proficiente e que demonstram um domínio apenas parcial e inicial da competência.
Proficiente: O aluno classificado no nível Proficiente é aquele que demonstra um sólido conhecimento dos conteúdos e habilidades esperados para alunos de seu estágio escolar.
Avançado: O aluno classificado no nível Avançado domina a competência de forma especialmente completa, sendo capazes de executar ações complexas que requerem a habilidade. (Resolução de 10 de março de 2009).  
Hoje prenomina nas escolas uma porcentagem muito alta de aluno no nível abaixo do básico, este projeto não é a sua solução para este problema, mas uma ferramenta uma vez que mostrará ao aluno meios de ser sujeito de auto corrigir sua escrita.
 Mais fáceis e rápidos de serem produzidos e operados, os blogs são uma espécie de diário virtual, utilizados para tornar acessível a toda rede de computadores, opiniões, comentários, textos e etc... Acerca de determinado tema ou sobre o próprio autor, que pode atualizá-lo sempre que precisar.
    
Objetivos geral e específico do curso
Levar os alunos do 7º Ano a construir um blog informativo.
Objetivo geral
Ampliar a visão conceitual dos alunos e pais do uso das TICs, no campo da educação
Objetivos Específicos
Possibilitar a reflexão da comunicação escrita com diferentes recursos linguística aliada ao uso de informática, para diferentes tipos de textos.

Publico alvo:
Alunos regularmente matriculados no 7º ano da E.E Mércia Maria Casarini.
Duração
Ano letivo


Dados da Projeto
O que o aluno poderá aprender
  • Produzir um blog da turma;
  • Desenvolver a produção de textos no domínio virtual;
  • Aprimorar o domínio do blog enquanto uma ferramenta virtual de comunicação;
  • Construir um espaço coletivo de comunicação virtual entre os colegas da turma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para que a presente aula seja desenvolvida de maneira exitosa, é necessário que:
  • A escola possua um laboratório de informática (ou um espaço que possua conexão de internet);
  • Os alunos tenham conhecimento básico de navegação na internet.
Estratégias e recursos
Professor, criar um blog para a turma não deve ser somente um pretexto para se trabalhar a produção textual, utilizando ferramentas virtuais.
O blog da turma deverá se constituir como um espaço de comunicação e debate entre os alunos e professores da turma em questão.
Por isso, depois de criá-lo, é muito importante que os alunos sejam instigados a utilizar e acessar o blog da turma.
Também é imprescindível que o professor domine as ferramentas básicas de um blog para que o mesmo possa ser o mediador entre os alunos essa ferramenta virtual.
   PASSO 01
Conhecendo alguns exemplos de blog
A presente atividade deve ser desenvolvida em um laboratório de informática. Caso não seja possível, o professor poderá, em sala de aula, utilizar um computador e um equipamento de Datashow para a primeira atividade.
Para essa atividade, não são necessários vários computadores. O professor deverá acessar, juntamente com os alunos, pelo menos três blogs diferentes, para que todos compreendam quais são as possibilidades de produção de texto no espaço de um blog (inserir fotos, textos da turma, fóruns de discussões, críticas, links sobre matérias em estudo etc.).
Individualmente, os alunos deverão:
  • Ler o conteúdo das mensagens postadas no blog;
  • Analisar as possibilidades de publicação em um blog escolar;
  • Compreender as possibilidades de interação com o blog (levando-se em conta que o aluno acessou o blog como visitante);
  • Acessar os possíveis links disponibilizados pelo blog;
Individualmente, os alunos deverão:
  • Ler o conteúdo das mensagens postadas no blog;
  • Analisar as possibilidades de publicação em um blog escolar;
  • Compreender as possibilidades de interação com o blog (levando-se em conta que o aluno acessou o blog como visitante);
  • Acessar os possíveis links disponibilizados pelo blog;
Sugestões de blogs:
 
Procure acessar outros blogs para que você, professor, e também os alunos conheçam todas as possibilidades que essa ferramenta propicia. Na guia "Links" do Portal do Professor há indicações de vários outros blogs escolares.
 
PASSO 02
Escolhendo o hospedeiro do blog da turma
Desenvolva essa atividade no laboratório de informática.
O hospedeiro é o site que abrigará o blog da turma a qual o acessará para entrar no blog a ser criado. Por isso, acesse os endereços de serviços de blogs indicados e, juntamente com os alunos, escolha qual deles apresenta:
  • As melhores ferramentas (o que pode ser postado (fotos, textos, áudio);
  • A melhor interface (é possível alterar o visual e as cores da página?);
  • O melhor desempenho (quantas posts são aceitos por dia?). 
Há vários sites que oferecem gratuitamente o serviço de blog. Indicaremos alguns para que você escolha o que julgar melhor.
https://www.blogger.com/start (consideramos esse o melhor)    
Todas as três indicações são boas. No entanto, elegemos a primeira como a mais funcional das três.
 
Assista, juntamente com os alunos, o vídeo disponível no seguinte link:
Trata-se de um vídeo que ensina você a criar um blog no site:  https://www.blogger.com/start
 
Organize os alunos em pequenos grupos e desenvolva uma discussão sobre a atividade, norteada nos seguintes questionamentos.
  • O que é um blog?
  • Para qual finalidade usaremos o blog da turma?
  • Quais funções essa ferramenta de comunicação virtual nos oferece?
Para esse debate serão utilizados como referências os blogs e o vídeo indicados na aula, bem como o possível conhecimento prévio dos alunos acerca do assunto.
PASSO 03
Criando o blog da turma
Os alunos já conhecem o funcionamento de um blog e já escolheram qual será o site hospedeiro do mesmo.
Para a criação do blog não é necessário que todos acessem um computador. O professor poderá utilizar, em sala de aula, um computador com equipamento de Datashow. Com a página da internet reproduzida em uma tela ou em uma parede, professor e alunos criarão o blog da turma a partir das informações abaixo:
Passo a passo da criação do blog: (no site: https://www.blogger.com/start
  • Acessar o site do hospedeiro do blog;
  • Criar o nome de usuário e senha (todos deverão saber a senha);
  • Escolher o nome do usuário - o nome que constará no endereço do blog – por exemplo, blogdaturmadaescola;
  • Criar o nome de tela (sugestão: blog da escola);
  • Inserir o endereço de email do responsável pelo blog (sugerimos que seja criado um endereço de email para a turma, por exemplo: turmadaescola@provedor.com.br);
  • Criar um título para o blog (o professor pode promover uma votação a partir das sugestões mais criativas para o nome do blog da turma);
  • Escolher o modelo visual do blog (também deve ser feito uma votação entre as opções disponíveis).
Os alunos e o professor podem configurar a aparência do blog, para que o mesmo tenha a "cara" da turma (cores, estilos, desenhos)
Seu blog já está pronto para receber postagem.
Todos deverão anotar o nome de tela e a senha escolhida para acessar o blog de outro local (casa, lan house).
Observação: Levando em consideração que todos poderão acessar o blog como proprietário, é importante que o professor instrua todos a não utilizar o blog da turma para fins que não sejam os pretendidos.
 
PASSO 04
Inserindo postagens no blog da turma
A presente atividade deverá ser desenvolvida no laboratório de informática.
Nessa atividade, os alunos deverão inserir postagens no blog da turma. Organize-os em pequenos grupos e sugira que as primeiras postagens respondam, por exemplo, a questões como:
1 - “Qual a função do blog da turma?”.
2- "O que eu sugiro para discutirmos no blog da turma?”.
Estimule os alunos a inserirem vários posts no blog. Também peça para que eles leiam os posts inseridos pelos colegas da turma. É importante que todas as mensagens sejam lidas por toda a classe.
Professor, todos os alunos devem se sentir donos do blog. Caso contrário, apenas alguns produzirão textos no interior do blog. Todos deverão participar de todas as etapas:
  • De produção;
  • Configuração;
  • Inserção de postagens no blog.
É relevante que se promova temáticas para serem debatidas no ambiente do blog. Estimule debates em sala de aula e peça que os alunos comentem sobre o tema no blog da turma. Não deixe que eles percam o interesse por esse espaço de comunicação virtual personalizado.
O professor deve, ainda, demonstrar para seus alunos que utilizar o blog é produzir textos. Eles produzirão textos curtos que podem ter características narrativas, expositivas, argumentativas etc.
Lembre-se: Ainda que vários alunos possuam domínio de ferramentas de comunicação virtual como, por exemplo, o blog, a efetivação da presente aula contribui para a inclusão digital. Cada vez mais esse conceito de inclusão deve adentrar os muros da escola para que a tecnologia e a informática não sejam mais uma forma de desigualdade.
Recursos Complementares
Professor assista aos vídeos, se possível, antes de desenvolver as atividades supracitadas.
Vídeos que reforçam a importância do recurso virtual do blog no ambiente escolar:
 
Uma experiência da produção de um blog na escola (vídeo em espanhol)
 
Texto da Veja.com:  "Linguagem de internet e celular"  "Linguagem de interner e celular"  
O texto em questão revela um estudo de um professor australiano sobre a linguagem adotada para a comunicação na internet e no celular.
 
5. Texto “Linguagem da internet influencia sala de aula":  discute a influência da linguagem utilizada na internet, dentro da sala de aula "Linguagem da internet influencia em sala de aula      

PASSO 05
Avaliação dos alunos
O professor deverá observar a participação de todos os alunos para atividade de:
  • Navegação pelos blogs indicados;
  • Compreensão do funcionamento e das ferramentas de um blog;
  • Escolha do hospedeiro;
  • Criação do blog da turma;
  • Configuração do blog da turma;
  • Inserção de posts;
  • Leitura dos posts dos colegas;
  • Utilização do blog como espaço de comunicação entre os colegas.
  • Atualização constante.

Bibliografia
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento.
Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

PCN Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. Brasília: Ministério da
Educação, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.