MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
PROINFO INTEGRADO
CURSO DE INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL I
PROJETO PESQUISA E APRENDIZAGEM
O USO DO BLOG COMO AMBIENTE PEDAGÓGICO COLABORATIVO NA APRENDIZAGEM
Autores:
DEBORA SANTHYAGO CARVALHO
DEBORA SANTHYAGO CARVALHO
LUCIA HELENA DE ARRUDA CAMPOS
MARCIA ALVES DE SOUZA
MARIA DO CARMO FRANCISCHINELLI SCARSO
ITU - ABRIL/2012
1. Apresentação:
Este projeto foi criado atendendo a proposta para a conclusão do Curso Proinfo – Curso de Introdução a Educação Digital que, inspirados na teoria aprendida durante a realização do curso sugere a apresentação de um projeto de aprendizagem que pode ser aplicado no cotidiano escolar.
A ideia de pesquisar o uso dos blog como ferramenta pedagógica surgiu através da “Unidade 3 – Blogs: Por quê? Para quê? Como?”. Através dessa unidade conhecemos as facilidades de se ter um blog e estudamos todos os passos para a sua construção e manutenção
Neste projeto defendemos o uso do blog por ser uma ótima ferramenta que deve ser utilizada na sala de aula por se tratar de um instrumento digital que faz parte do cotidiano de nossos alunos, podendo ser um recurso para postagem de material produzido pelos mesmos, assim como fonte de pesquisa orientada pelos professores, pois ele permite a publicação de material escrito, imagens, sons, enfim diferentes formas de linguagem dos alunos, permitindo a interação entre os mesmos, além de espaço de arquivo de material produzido e de apoio.
Palavras-chave: blog, interação, comunicação, jovens, colaborativo
2. Objetivo:
Apresentar as diversas utilidades de um blog dentro do ambiente pedagógico, aproximando o ensino do mundo dos jovens fazendo uso das TIC’s como ferramenta de comunicação e aproximação dos alunos e da comunidade escolar.
3. Justificativa:
Antigamente, os blogs eram vistos por muitos professores como "coisa de adolescente", pois os blogs nasceram com a inspiração de serem "diários digitais" e, além disso, a maioria dos blogs brasileiros tinha de fato esse formato, pois eram blogs criados por adolescentes e que tinham como público alvo outros adolescentes.
O fato é que os adolescentes saíram na frente e criaram seus blogs, tornam-se autores e ocuparam seu espaço na Web, enquanto os professores, em sua maioria, ainda discutiam se valia ou não a pena usar novas tecnologias na educação.
O tempo passou. Cinco anos, na história da Web, é um tempo imenso! De 2004 para cá, os blogs brasileiros caíram também no gosto de muitos "adultos". Jornalistas, profissionais liberais, donas de casa e (vejam só!) até mesmo professores começaram a ocupar cada vez mais a blogosfera. Porém é importante aprender como utilizar essa ferramenta.
4. Desenvolvimento:
O que é um blog?
Blog é um site pronto, oferece toda a programação, o layout, as ferramentas de divulgação e até mesmo seu endereço na Web, de forma que aos seus donos cabe apenas prover o conteúdo. Em geral são organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog.
Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como diário online. Um blog típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da Web e mídias relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante de muitos blogs.
Alguns sistemas de criação e edição de blogs são muito atrativos pelas facilidades que oferecem, disponibilizando ferramentas próprias que dispensam o conhecimento de HTML. A maioria dos blogs são primariamente textuais, embora uma parte seja focada em temas exclusivos como arte, fotografia, videos, musicas ou áudio, formando uma ampla rede de mídias sociais.
Quais as funções que o blog pode oferecer como ferramenta de ensino?
O blog é um instrumento dinâmico e prático, que pode ser utilizado pedagogicamente de várias formas:
· socialização de produções individuais ou de uma turma
· divulgação de informações
· calendário de provas
· orientação de estudos
· disponibilização de conteúdo complementar às aulas
Para que um blog sobreviva na blogosfera e cumpra seu papel como espaço de publicação e autoria, ele precisa ter pelo menos quatro requisitos básicos:
· Possuir um objetivo claro
· Visar a um público específico
· Possuir conteúdo útil para o público visado
· Ser atualizado frequentemente
Alguns exemplos de uso pedagógico para blogs são listados abaixo e não esgotam nem de longe as possibilidades, mas podem ajudar os iniciantes a descobrirem alguma utilidade para o seu blog:
1. Blog de conteúdo curricular: muitos professores usam seus blogs para publicar os conteúdos curriculares de suas aulas e assim permitirem que seus alunos os consultem pela Internet. Com isso, os alunos podem acessar textos, filmes, músicas, simulações, animações e outros materiais usados em classe ou sugeridos como materiais extras;
2. Blog de apoio às atividades de classe: os blogs podem servir como meios auxiliares para propor tarefas ou para receber tarefas. Por exemplo, você pode publicar uma poesia e pedir aos seus alunos que comentem a poesia, como faria em sala de aula com textos impressos. A única diferença é que esses comentários ficam publicados no seu blog;
3. Blog de registro de projeto: você pode usar blogs para registrar o andamento de um projeto. Além de você, os alunos que participam do projeto também podem escrever no blog (ou por meio de comentários ou diretamente, publicando textos eles mesmos, sob sua supervisão). Imagine, por exemplo, que sua escola participe de um projeto de reciclagem. Todas as atividades do projeto, desde as reuniões iniciais até o os resultados finais, podem ser documentadas de forma bem rica (com imagens, textos, filmes, depoimentos gravados, etc.) no blog;
4. Blog institucional da escola: uma escola pode (e realmente deve) possuir um site ou um blog (que é bem mais simples de criar e manter do que um site) onde publique notícias, eventos, avisos, comunicados, horários, dados dos professores e da escola etc., a fim de facilitar sua comunicação com a comunidade. Muitas escolas já possuem blogs e os utilizam como uma forma de prestar contas à comunidade e de informar melhor suas ações;
5. Blog de uma disciplina: como a atualização de um blog requer que seu autor (ou autores) publique novas matérias regularmente, em algumas escolas os professores de uma dada disciplina se unem e mantêm um blog para a disciplina toda. Nesse blog se podem publicar dicas para os alunos, materiais extras, datas de provas, provas resolvidas, listas de exercícios etc., e os alunos podem compartilhar materiais de diversos professores sobre um mesmo assunto.
Professores que possuem blogs afirmam que isso facilita seu trabalho, pois com o blog eles podem:
· fornecer e armazenar materiais de consulta para os alunos;
· criar atividades que os alunos possam acessar de suas casas e entregar via Internet;
· criar bibliotecas de atividades e materiais que ficam disponíveis de um ano para outro, poupando espaço e recursos;
· divulgar o seu trabalho e torná-lo transparente para os pais dos alunos e para a comunidade toda;
· interagir com outros professores de sua área e trocar informações, links, materiais, atividades etc.;
· melhorar seu relacionamento com os alunos e fornecer a eles maior possibilidade de acesso ao professor.
5.Conclusão:
Analisando endereços na web: ao visitar vários blogs sugeridos na unidade 3 percebemos que a linguagem de todos é muito clara e objetiva. Os textos são informais e tem por objetivo divulgar produções individuais ou de um grupo ou mesmo compartilhar bibliografias sobre determinados temas. Enfim, se o professor se apropriar da criação e manejo de um blog a sua aula será potencializada pelo ambiente virtual.
O curso Proinfo apresentou possibilidades de uso das TICs que o grupo desconhecia e permitiu muita reflexão sobre a necessidade de apropriação das tecnologias digitais por toda a equipe escolar a fim de tornar o espaço escolar mais interessante e eficiente para nossos alunos. Também é urgente a adequação de espaços e equipamentos das escolas frente a esta situação, não faz sentido os “nativos digitais” sentados em cadeiras e carteiras que não comportam sequer suas pernas (caso do Ensino Médio) diante de professores que dispõem de apenas giz e lousa para apresentarem seus conteúdos.
O blog é sim uma nova ferramenta de comunicação para podermos contatar os nossos alunos, e uma maneira de trocarmos informações sobre o cotidiano de uma disciplina, uma maneira mais próxima de estarmos com o aluno se cada aula é apenas 50 min, com o blog podemos continuar a instruir o aluno com algumas informações postadas e de uma maneira mais atraente para o aluno.
6. Referencias bibliográficas:
Texto: “Uso pedagógico do blog – o Edublog” por José Carlos Antonio*
http://blibie.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.