SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
DIRETORIA DE ENSINO DE ITU
CURSO DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL
PROJETO E-PROINFO
LEITURA ESCOLAR
COM APOIO TECNOLÓGICO
Autores: MARLEIDE BARBOSA DA SILVA LOPES
WAGNER SILVÉRIO
SOLANGE APARECIDA DA SILVA
MARIA EUNICE BONARDI
BRUNO FERREIRA
Salto - SP. 2012
Resumo
Esse projeto se caracteriza pela conclusão do curso PROINFO e pela busca
de conhecimentos e principalmente por informações. A leitura ajuda a melhorar a
formação dos indivíduos e essa deve ser enfatizada nas escolas, biblioteca e no
uso da informática e suas ferramentas (ACESSA). Os professores desempenham um
papel fundamental servindo de pontes para essas informações e na sociedade para
intensificar o incentivo à leitura em um contexto tecnológico.
Palavras-chave:
Leitura; Aprendizagem; Informática; Conscientização; Inclusão digital.
APRESENTAÇÃO
DO TRABALHO
A finalidade da leitura com contexto
tecnológico é baseada no
desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico,
intelectual e social.
A
possibilidade dos alunos terem desde cedo o domínio da leitura e da escrita, junto com
as mídias na sua diversidade de textos, aumenta as possibilidades de adquirir conhecimentos,
desenvolver raciocínio, participar ativamente da vida social e de participar de
atividades culturais. Por sua vez deve ser envolvente e devidamente planejada e
prazerosa, que se incorporem no projeto as necessidades de ampliação da
percepção do mundo à nossa volta onde a tecnologia avança em questão de
segundos.
DESENVOLVIMENTO
O papel fundamental do professor está associado ao conhecimento e
aprimoramento no que diz respeito ao desenvolvimento sócio-crítico e sua
formação integral estruturada nos quatro pilares do conhecimento: Cabe ao professor mediar sobre o uso das TIC
como auxilio na arte de aprender a conhecer isto é adquirir os instrumentos da
compreensão, aprender a fazer para poder agir sobre o contexto, aprender a
viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros, participando das redes sócias de forma segura
apresentação de trabalhos em blogs ,chats de conversas entre outros , ou seja,
proporcionar aos alunos a oportunidade de explorar a diversidade de textos,
disponibilizados na internet de forma lúdica.
As
atividades de habilidade de leituras com inclusão digital devem ser
espontâneas, criativas e que nos traga prazer, pois é muito importante para o
ser humano não só para a criança desfrutar dos momentos de lazer, algo
importante a experiência de vida do leitor.
Defende
MORAN que:
“É preciso educar para
usos democráticos, mas progressistas e participativos das tecnologias, que
facilitem a evolução dos indivíduos. Quando a criança chega à escola os
processos fundamentais de aprendizagem já estão desenvolvidos de forma significativa. Urge também a educação para as mídias, para
compreendê-las, criticá-las e utilizá-las
de forma abrangente possível. (MORAN, 2000, p.50)
CONCLUSÂO
A questão do gosto
pela leitura se dá de forma prazerosa e com uso das ferramentas tecnológicas. Com
isso tem-se uma gama de textos, interessantes e divertidos, com imagens e sons,
capazes de chamar a atenção do aluno à compreensão juntamente com as TIC no
universo escolar, fluindo para um melhor desenvolvimento social.
REFERÊNCIAS:
Sites:
MORAN, Jose Manuel.et
AL. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica..3ª Ed.Campinas.Papirus ;
PROINFO INTEGRADO, Unidade 4, elaboração de textos;
Imagem: http://vilmabarbosa.blogspot.com/
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