sábado, 19 de maio de 2012

Leitura escolar com apoio tecnológico



                                              ASSISTA APRESENTAÇÃO NO SLIDESHARE



SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

DIRETORIA DE ENSINO DE ITU

CURSO DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL

PROJETO E-PROINFO





LEITURA ESCOLAR COM APOIO TECNOLÓGICO




 

                                     

                                     Autores: MARLEIDE BARBOSA DA SILVA LOPES

                                                WAGNER SILVÉRIO

                                                SOLANGE APARECIDA DA SILVA

                                                MARIA EUNICE BONARDI

                                                BRUNO FERREIRA

                                                                                        





                                                Salto - SP. 2012                                                     ide








Resumo



        Esse projeto se caracteriza pela conclusão do curso PROINFO e pela busca de conhecimentos e principalmente por informações. A leitura ajuda a melhorar a formação dos indivíduos e essa deve ser enfatizada nas escolas, biblioteca e no uso da informática e suas ferramentas (ACESSA). Os professores desempenham um papel fundamental servindo de pontes para essas informações e na sociedade para intensificar o incentivo à leitura em um contexto tecnológico.



Palavras-chave: Leitura; Aprendizagem; Informática; Conscientização; Inclusão digital.



APRESENTAÇÃO DO TRABALHO



        A finalidade da leitura com contexto tecnológico é baseada no desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.

        A possibilidade dos alunos terem desde cedo  o domínio da leitura e da escrita, junto com as mídias na sua diversidade de textos, aumenta as  possibilidades de adquirir conhecimentos, desenvolver raciocínio, participar ativamente da vida social e de participar de atividades culturais. Por sua vez deve ser envolvente e devidamente planejada e prazerosa, que se incorporem no projeto as necessidades de ampliação da percepção do mundo à nossa volta onde a tecnologia avança em questão de segundos.





DESENVOLVIMENTO



        O papel fundamental do professor está associado ao conhecimento e aprimoramento no que diz respeito ao desenvolvimento sócio-crítico e sua formação integral estruturada nos quatro pilares do conhecimento:  Cabe ao professor mediar sobre o uso das TIC como auxilio na arte de aprender a conhecer isto é adquirir os instrumentos da compreensão, aprender a fazer para poder agir sobre o contexto, aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros,  participando das redes sócias de forma segura apresentação de trabalhos em blogs ,chats de conversas entre outros , ou seja, proporcionar aos alunos a oportunidade de explorar a diversidade de textos, disponibilizados na internet de forma lúdica.

As atividades de habilidade de leituras com inclusão digital devem ser espontâneas, criativas e que nos traga prazer, pois é muito importante para o ser humano não só para a criança desfrutar dos momentos de lazer, algo importante a experiência de vida do leitor.

Defende MORAN que:

“É preciso educar para usos democráticos, mas progressistas e participativos das tecnologias, que facilitem a evolução dos indivíduos. Quando a criança chega à escola os processos fundamentais de aprendizagem já estão desenvolvidos de forma significativa. Urge também a educação para as mídias, para compreendê-las, criticá-las e utilizá-las de forma abrangente possível. (MORAN, 2000, p.50)


CONCLUSÂO


        A questão do gosto pela leitura se dá de forma prazerosa e com uso das ferramentas tecnológicas. Com isso tem-se uma gama de textos, interessantes e divertidos, com imagens e sons, capazes de chamar a atenção do aluno à compreensão juntamente com as TIC no universo escolar, fluindo para um melhor desenvolvimento social.





REFERÊNCIAS:

Sites:







MORAN, Jose Manuel.et AL. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica..3ª Ed.Campinas.Papirus ;

PROINFO INTEGRADO, Unidade 4, elaboração de textos;

Imagem: http://vilmabarbosa.blogspot.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.