quinta-feira, 17 de maio de 2012

Projeto - A Reconstrução da prática pedagógica para o uso da informática no ambiente escolar


PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
PROINFO INTEGRADO
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL

PROJETO -  A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O USO DA INFORMÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR



Autores:  Elizete Da Lara Garcia
Sueli  Pranstete Telesi
Salto- SP. 2012


Este projeto surgiu da necessidade de uma reconstrução da prática pedagógica para o uso da informática na educação, considerando que a ação no meio social vem crescendo cada vez mais e juntamente acabam surgindo  as mudanças  culturais.



Apresentação:


No contexto educacional, nós docentes estamos cada dia mais, sentindo a necessidade de uma nova prática pedagógica envolvendo a utilização da informática. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças laborais frente a essa nova tecnologia.
O grande entrave na prática pedagógica é exatamente de que forma essa introdução tecnológica será desenvolvida juntos aos nossos alunos, pensando informática X currículo.
Conforme (FRÓES) “ Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multi mídia, a internet, a telemática, trazem novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. O simples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito, provocando no indivíduo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve, forma esta que se associa, ora como causa, ora como consequência, a um pensar diferente.”

Desenvolvimento:



O objetivo principal , pensando na adaptação da informática no currículo escolar, está na utilização do computador como instrumentos de apoio aos conteúdos curriculares,  alem da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada.
Mediante o exposto, devemos refletir e praticar:
. Ter a visão do laboratório de informática como extensão de sala de aula;
. Pesquisar e analisar os softwares educativos, sites e ferramentas de busca;
. Utilizar a tecnologia como estratégia cognitiva de aprendizagem;
. Ter uma visão técnica, conhecendo os equipamentos tecnológicos, se manter informado e atualizado;
.Estar constantemente receptível a situações sociais que possam acontecer como forma de aprendizagem aluno X professor X aluno.
Após o processo de maturação, é importante que o professor capacitado, assuma o papel de facilitador da construção do conhecimento pelo aluno e não um mero transmissor de informações.Também é importante que o professor esteja constantemente estimulado a modificar sua ação pedagógica, de forma mais atraente a seu aluno, para que este possa desenvolver uma aprendizagem significativa mediante a prática tecnológica.

Conclusão:


Podemos tirar agora algumas conclusões pensando na reconstrução pedagógica como prática para o uso da informática no ambiente escolar, ela ocorre:
. Quando existe a figura do professor como mediador,  que articula e gerencia o processo, de modo a buscar os recursos necessários e mobiliza seus alunos;
. Quando essa introdução e ação estão engajadas no projeto pedagógico da escola com apoio e conscientização de todos, equipe gestora e docentes juntos;
. Quando os recursos tecnológicos necessários estiverem disponíveis para todos sempre que necessário for;
. Quando a informática passa a ser parte da resposta a questões ligadas à cidadania.

Referências:   


.FRÓES, Jorge R.M.Educação e Informática: A relação Homem/Máquina e a questão da Cognição;


.GOUVÊA, Sylvia Figueiredo- Os caminhos do professor na Era da Tecnologia, Revista da Educação e Informática, ano 9, nº 13;


. PROINFO INTEGRADO, Unidade 4, elaboração de Textos.

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