segunda-feira, 30 de abril de 2012

O papel da Escola na democratização do uso da internet



PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
PROINFO INTEGRADO




PROJETO PESQUISA E APRENDIZAGEM
O PAPEL DA ESCOLA NA DEMOCRATIZAÇÃO DO USO DA INTERNET

 



  
Autores:Carmen Lourdes Bertin e Marco Cesar Rodrigues de Souza

ITU
ABRIL/2012


APRESENTAÇÃO DO TRABALHO                              

O principal objetivo desse trabalho é orientar alunos e professores potencialmente interessados em aplicar as tecnologias no ambiente escolar, visando sanar os diferentes problemas encontrados com a aplicação das Midas Tecnológicas, no quesito ensino aprendizagem.
Queremos aplicar revistas cientificas livros didáticos, jornais, entre outros, como forma de preparar o aluno com relação as normas de redação, edição de textos, formando-os num total LETRAMENTO pessoal, e o aprendizado coletivo.


DESENVOLVIMENTO
A estratégia do trabalho corresponde a sanar nosso principal conflito, fazer com que os alunos adquiram o habito de leitura e escrita contextualizado com o seu cotidiano:
  • A revisão da literatura e outros gêneros: abordagem de teorias e/ou conceitos que fundamentam o trabalho, podendo constituir um ou vários capítulos, na sala de aula e/ou outro ambiente que propicie a pratica;
  • Os métodos e procedimentos utilizados para coleta de dados: é a descrição da metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho, os procedimentos adotados nas etapas do trabalho no que se referem ao diagnóstico e/ou estudo de caso, o professor irá orientar seus alunos a forma correta;
  • A apresentação e análise dos dados: nesta parte, são apresentados/descritos os dados e a análise dos mesmos, bem como os resultados alcançados, relacionando-os à revisão bibliográfica, dispondo ao leitor as deduções e conclusões pertinentes ao trabalho com o objetivo de reforçar ou refutar as idéias defendidas, artigo de opinião entre outros;
  • As conclusões e/ou considerações finais: referem-se aos dados e resultados encontrados, compreendem o fechamento do trabalho com as indicações e/ou recomendações, sendo utilizada como forma de avaliação individual e/ou em grupo.

RESULTADO
Acredito que planejando, estruturando o projeto entre os professores e alunos da escola, com certeza teremos um ótimo resultado, o que não podemos de forma alguma, entrar num “disk pizza”, querer fazer na correria, atropelando ambientes e formas de abordagem, de forma correta conseguiremos chegar ao sucesso esperado, ALUNOS cientes dos objetivos da escola, usando de forma SEGURA e EFICIENTE as TICs disponíveis no ambiente escolar.


REFERÊNCIAS
E.E Adolfo Augusto de Moraes – Rondonópolis – MT;
PROINFO INTEGRADO – Elaboração e Edição de Textos – Unidade 4;

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.