PROGRAMA
NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
PROINFO
INTEGRADO
PROJETO
PESQUISA E APRENDIZAGEM
O
PAPEL DA ESCOLA NA DEMOCRATIZAÇÃO DO USO DA INTERNET
Autores:Carmen Lourdes
Bertin e Marco Cesar Rodrigues de Souza
ITU
ABRIL/2012
APRESENTAÇÃO
DO TRABALHO
O principal objetivo desse
trabalho é orientar alunos e professores potencialmente interessados em aplicar
as tecnologias no ambiente escolar, visando sanar os diferentes problemas encontrados
com a aplicação das Midas Tecnológicas, no quesito ensino aprendizagem.
Queremos aplicar revistas
cientificas livros didáticos, jornais, entre outros, como forma de preparar o
aluno com relação as normas de redação, edição de textos, formando-os num total
LETRAMENTO pessoal, e o aprendizado coletivo.
DESENVOLVIMENTO
A estratégia do trabalho
corresponde a sanar nosso principal conflito, fazer com que os alunos adquiram
o habito de leitura e escrita contextualizado com o seu cotidiano:
- A revisão da literatura
e outros gêneros: abordagem de teorias e/ou conceitos que fundamentam o
trabalho, podendo constituir um ou vários capítulos, na sala de aula e/ou
outro ambiente que propicie a pratica;
- Os métodos e procedimentos utilizados
para coleta de dados: é a descrição da metodologia utilizada para o
desenvolvimento do trabalho, os procedimentos adotados nas etapas do
trabalho no que se referem ao diagnóstico e/ou estudo de caso, o professor
irá orientar seus alunos a forma correta;
- A apresentação e análise dos dados:
nesta parte, são apresentados/descritos os dados e a análise dos mesmos,
bem como os resultados alcançados, relacionando-os à revisão
bibliográfica, dispondo ao leitor as deduções e conclusões pertinentes ao
trabalho com o objetivo de reforçar ou refutar as idéias defendidas,
artigo de opinião entre outros;
- As conclusões e/ou considerações finais:
referem-se aos dados e resultados encontrados, compreendem o fechamento do
trabalho com as indicações e/ou recomendações, sendo utilizada como forma
de avaliação individual e/ou em grupo.
RESULTADO
Acredito que planejando,
estruturando o projeto entre os professores e alunos da escola, com certeza
teremos um ótimo resultado, o que não podemos de forma alguma, entrar num “disk
pizza”, querer fazer na correria, atropelando ambientes e formas de abordagem,
de forma correta conseguiremos chegar ao sucesso esperado, ALUNOS cientes dos
objetivos da escola, usando de forma SEGURA e EFICIENTE as TICs disponíveis no
ambiente escolar.
REFERÊNCIAS
E.E Adolfo Augusto de Moraes
– Rondonópolis – MT;
PROINFO INTEGRADO –
Elaboração e Edição de Textos – Unidade 4;
Oiii, Carmem e Marco!! Parabéns pelo belo trabalho!!
ResponderExcluir