Ministério
da Educação e Cultura
Programa
Nacional de Tecnologia Educacional
Proinfo
Integrado - Curso de Introdução à Educação Digital
Projeto
de Pesquisa e Aprendizagem:
Aplicando
as tecnologias digitais em sala de aula
Autores:
Camila
Peres
Dimas Siqueira
Silva
Jaqueline
Caldas da Silva
Itu-SP
Maio/2012
APLICANDO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA
INTRODUÇÃO
Reconhecemos
a grande importância de aplicarmos as tecnologias emergentes em nossas vidas e
a necessidade de buscarmos e aperfeiçoarmos as alternativas para a inserção
dessas tecnologias nas TICs. Os educadores devem aguçar os alunos para o uso
dos recursos tecnológicos numa concepção instigante e criativa, conhecendo os
limites e possibilidade de interação dessas ferramentas.
Com
os ensinamentos do PROINFO aprendemos a incorporar os recursos tecnológicos
para auxiliar nas didáticas pedagógicas a construção do conhecimento,
desenvolvendo, planejando e aplicando em aulas as ferramentas digitais e
virtuais abordadas durante o curso, promovendo a capacidade dos alunos
interagirem de forma dinâmica onde muitas vezes se mostram criativos, críticos
e ansiosos por alcançar uma aprendizagem mais significativa.
Através deste curso, tivemos a
oportunidade de desmistificar o uso das novas tecnologias como facilitadores do
aprendizado, desenvolvendo atividades interativas e atrativas ao aluno que
antes julgávamos impossíveis de serem realizadas. Vimos que é possível, prático
e rápido criarmos blogs, apresentações, planilhas e até mesmo provas digitais.
Percebemos o quanto nossa prática cotidiana em sala de aula muitas vezes se
mostra antiquada em relação aos instrumentos de comunicação que fazem parte do
cotidiano do aluno, e percebemos também que, como docentes, devemos orientar os
estudantes a selecionar o que é útil e benéfico entre tantas informações
disponíveis na internet. As novas tecnologias podem – e devem – ser utilizadas
sempre que necessário no cotidiano escolar, mas para isso os professores
precisam estar atualizados e cientes das possibilidades que as TICs no trazem. A
mudança metodológica não acontece da noite para o dia, mas passos decisivos já
foram dados. É essencial que, nesta transição didática, professores, alunos e
equipe gestora se unam e se auxiliem em prol do sucesso escolar. Afinal as boas
idéias devem ser multiplicadas e espalhadas, cada vez mais.
DESENVOLVIMENTO
Nas unidades do Curso de Introdução à Educação
Digital do PROINFO aprendemos a utilização das tecnologias no cotidiano, os
desafios à inclusão digital; elaboramos BLOG como ferramenta de transmissão de informações
e comunicação. Utilizamos a cooperação e interação em rede. Analisamos
algumas apresentações em slides através do Software PowerPoint, além de criação
de planilhas no EXCEL para elaboração de planilhas, provas, testes, pesquisas e
outros. E
observamos na prática que é possível, sim, acrescentarmos praticidade, rapidez,
dinamismo e interatividade às nossas aulas.
Nós, professores, sabemos que nem
sempre é fácil atrair a atenção de nossos alunos à aula, principalmente com as
últimas gerações, que passam horas navegando na internet e nas redes sociais,
seja pelo computador ou até mesmo pelo celular. Sabendo que estas ferramentas
atraem tanto a atenção do aluno, creio que a máxima “se não podemos vencê-los,
juntemo-nos a eles” é bem adequada aos dias atuais. O acesso a qualquer tipo de
informação mudou, os meios de comunicação mudaram... Por que a metodologia de
ensino não mudaria? Se há a possibilidade de deixarmos nossa didática mais
atrativa, facilitando a aprendizagem e prendendo a atenção dos alunos sempre
que possível, faz-se urgente que cursos de capacitação e de atualização
didática preparem e auxiliem toda a equipe escolar. E neste caminho temos um
grande auxiliar: o aluno. Sim, também temos muito a aprender com ele, e sabemos
disso! Professores, alunos e coordenadores podem construir aulas mais dinâmicas
e interativas, visando o sucesso escolar do aluno e proporcionando praticidade
ao professor.
CONCLUSÂO
Sabemos
que ainda há muitos caminhos a serem percorridos nas experiências tecnológicas
como ferramentas de ensino. Sabemos também que grande parte da resistência de
alguns docentes é, na verdade, insegurança em navegar por mares ainda
desconhecidos. Mas como já foi dito aqui, os primeiros passos já foram dados! É
importante que toda a equipe escolar esteja aberta e disposta aos novos
desafios que as TIC’s nos trazem. E é essencial também que esta equipe tenha
acesso às capacitações e atualizações para que, juntos, possamos preparar
aulas, trocar ideias e tornar o cotidiano escolar mais dinâmico, interativo,
prático e agradável.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
- Ministério da Educação e Cultura. Material do curso “Proinfo integrado”.
Brasil, 2012.
- RAMOS, Edla. “Por que precisamos usar a tecnologia na escola? As
relações entre escola, tecnologia e a sociedade”. Artigo. Brasil, 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.