quarta-feira, 23 de maio de 2012

Aplicando as tecnologias digitais em sala de aula


Ministério da Educação e Cultura

Programa Nacional de Tecnologia Educacional

Proinfo Integrado - Curso de Introdução à Educação Digital


Projeto de Pesquisa e Aprendizagem:
Aplicando as tecnologias digitais em sala de aula


Autores:
Camila Peres
Dimas Siqueira Silva
Jaqueline Caldas da Silva



Itu-SP
Maio/2012



APLICANDO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA




INTRODUÇÃO

            Reconhecemos a grande importância de aplicarmos as tecnologias emergentes em nossas vidas e a necessidade de buscarmos e aperfeiçoarmos as alternativas para a inserção dessas tecnologias nas TICs. Os educadores devem aguçar os alunos para o uso dos recursos tecnológicos numa concepção instigante e criativa, conhecendo os limites e possibilidade de interação dessas ferramentas.

            Com os ensinamentos do PROINFO aprendemos a incorporar os recursos tecnológicos para auxiliar nas didáticas pedagógicas a construção do conhecimento, desenvolvendo, planejando e aplicando em aulas as ferramentas digitais e virtuais abordadas durante o curso, promovendo a capacidade dos alunos interagirem de forma dinâmica onde muitas vezes se mostram criativos, críticos e ansiosos por alcançar uma aprendizagem mais significativa.

Através deste curso, tivemos a oportunidade de desmistificar o uso das novas tecnologias como facilitadores do aprendizado, desenvolvendo atividades interativas e atrativas ao aluno que antes julgávamos impossíveis de serem realizadas. Vimos que é possível, prático e rápido criarmos blogs, apresentações, planilhas e até mesmo provas digitais. Percebemos o quanto nossa prática cotidiana em sala de aula muitas vezes se mostra antiquada em relação aos instrumentos de comunicação que fazem parte do cotidiano do aluno, e percebemos também que, como docentes, devemos orientar os estudantes a selecionar o que é útil e benéfico entre tantas informações disponíveis na internet. As novas tecnologias podem – e devem – ser utilizadas sempre que necessário no cotidiano escolar, mas para isso os professores precisam estar atualizados e cientes das possibilidades que as TICs no trazem. A mudança metodológica não acontece da noite para o dia, mas passos decisivos já foram dados. É essencial que, nesta transição didática, professores, alunos e equipe gestora se unam e se auxiliem em prol do sucesso escolar. Afinal as boas idéias devem ser multiplicadas e espalhadas, cada vez mais.

DESENVOLVIMENTO

             Nas unidades do Curso de Introdução à Educação Digital do PROINFO aprendemos a utilização das tecnologias no cotidiano, os desafios à inclusão digital; elaboramos BLOG como ferramenta de transmissão de informações e comunicação. Utilizamos a cooperação e interação em rede. Analisamos algumas apresentações em slides através do Software PowerPoint, além de criação de planilhas no EXCEL para elaboração de planilhas, provas, testes, pesquisas e outros. E observamos na prática que é possível, sim, acrescentarmos praticidade, rapidez, dinamismo e interatividade às nossas aulas.
Nós, professores, sabemos que nem sempre é fácil atrair a atenção de nossos alunos à aula, principalmente com as últimas gerações, que passam horas navegando na internet e nas redes sociais, seja pelo computador ou até mesmo pelo celular. Sabendo que estas ferramentas atraem tanto a atenção do aluno, creio que a máxima “se não podemos vencê-los, juntemo-nos a eles” é bem adequada aos dias atuais. O acesso a qualquer tipo de informação mudou, os meios de comunicação mudaram... Por que a metodologia de ensino não mudaria? Se há a possibilidade de deixarmos nossa didática mais atrativa, facilitando a aprendizagem e prendendo a atenção dos alunos sempre que possível, faz-se urgente que cursos de capacitação e de atualização didática preparem e auxiliem toda a equipe escolar. E neste caminho temos um grande auxiliar: o aluno. Sim, também temos muito a aprender com ele, e sabemos disso! Professores, alunos e coordenadores podem construir aulas mais dinâmicas e interativas, visando o sucesso escolar do aluno e proporcionando praticidade ao professor.




CONCLUSÂO

Sabemos que ainda há muitos caminhos a serem percorridos nas experiências tecnológicas como ferramentas de ensino. Sabemos também que grande parte da resistência de alguns docentes é, na verdade, insegurança em navegar por mares ainda desconhecidos. Mas como já foi dito aqui, os primeiros passos já foram dados! É importante que toda a equipe escolar esteja aberta e disposta aos novos desafios que as TIC’s nos trazem. E é essencial também que esta equipe tenha acesso às capacitações e atualizações para que, juntos, possamos preparar aulas, trocar ideias e tornar o cotidiano escolar mais dinâmico, interativo, prático e agradável.

           

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

- Ministério da Educação e Cultura. Material do curso “Proinfo integrado”. Brasil, 2012.
- RAMOS, Edla. “Por que precisamos usar a tecnologia na escola? As relações entre escola, tecnologia e a sociedade”. Artigo. Brasil, 2006.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.