UNIDADE
IV - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E MÍDIAS DIGITAIS
Realmente
a tecnologia esta cada vez mais completando o ensino na escola, pois além de
instrumentar o professor, auxilia e agiliza o entendimento do aluno,.
É
preciso que o educador esteja sempre preparado para o re-pensar seu projeto,
diante das diferentes situações, planejando suas ações de forma sincronizada
com as situações de aprendizagem do atual currículo da SEE.
Atividade 4.1 - Objetos em
multimídia
Os
vídeos é muito criativos, o fato de se usar a vivência (cotidiano), inspira a
imaginação das cores e musicas, podemos perceber um momento de lazer familiar
no vídeo Coieda de Takagi Masakatsu.
No
vídeo Pop Mysterygruitarman, a irreverência do jovem mostra um protagonismo
fantástico, animando o musical com bexiga com um órgão, criativo tecnológico.
Na
entrevista do professor de música Lucas Ciavatta, fica claro que a vivencia
deve estar presente em todas as células de aprendizagem, pois é o que leva a superar
as dificuldades, o Bloco do Passo (vídeo) apresenta o domínio do tempo,
contra-tempo, através do corpo (pés, mãos), onde a conectividade do corpo e
mente, o individuo e o grupo, possibilitando aos praticantes alem da
coordenação motora, uma bela interação social.
Atividade 4.2 - Repositórios
educacionais de material multimídia
Musicas e poesias são artes irmãs, tirando das
palavras as rimas, os arranjos, os poetas precisam falar poesias, o poema Mosca
de Cesar Magalhães Borges, deixa mais do claro a importância da
contextualização do conteúdo (textos, poemas, etc.) na sala de aula, tornando
vivo o ensinar e aprender dos alunos. Postei o comentário no portal do
professor (após ouvir o vídeo) parabenizando o escritor pelo feito, onde
percebi o viver e viajar no declamar do poema.
Atividade
4.3 - Web - local
MÍDIA-EDUCAÇÃO NO
CONTEXTO ESCOLAR: MAPEAMENTO CRÍTICO
DOS TRABALHOS
REALIZADOS NAS ESCOLAS DE ENSINO
FUNDAMENTAL EM
FLORIANÓPOLIS
PEREIRA, Silvio da
Costa – UFSC
GT-16: Educação e
Comunicação
Agência Financiadora:
CNPq
Se
tratando do texto, se antes o jornal e os livros já disseminavam cultura, moral
e ideologia, as TIC vem alterando substancialmente a forma de nos comunicarmos.
A
reflexão quanto a presença dos meios de comunicação em nossas vidas, e de que
maneira estamos nos apropriando das tecnologias de forma critica e criativa,
vem sendo preocupante a nível educacional.
Pois
hoje, escola, família, grupos sociais e meios de comunicação são compreendidos
como importantes espaços educativos e socializados, e isso aumenta a
responsabilidade em se criar espaços de reflexão a respeito do papel político,
cultural e econômico das mídias na vida do cidadão pois as TIC esta mudando
nossas vidas.
Mais
uma vez, a questão se evidencia, é preciso que o educador, aceite, aprenda e desenvolva
com seus alunos de forma reflexiva e expressiva as habilidades tecnológicas
exigidas na atual sociedade, de maneira
urgente, pois estamos perdendo espaço no interior de nossas salas de aula,
quanto aos principais objetivos da escola, que é o ensinar e aprender,
tornando-as um amparo social (professor
controlando a disciplina do aluno), o que precisa é que o professor prepara
aulas atrativas ideais a atual geração com isso entra as TIC.
Atividade
4.4 - Planejando a produção de um documento multimídia – relato do seu projeto
pedagógico: em grupo; a distância; reflexão e instrumental; nível de
intervenção – registro e avaliação
Assistindo
aos diferentes vídeos, estamos seguindo passo a passo da etapa para completar
nossa produção, estamos compondo algo nosso, com a utilização das mídias, dessa
forma, pontuar os procedimentos que aprendemos e assistimos (diferentes
orientações) quanto ao uso dos recursos tecnológicos no processo de ensino
aprendizagem, o qual permitem enriquecer de forma dinâmica as ações em sala de
aula, como disse estamos dando a introdução do nosso trabalho, da atividade 4.5.
Aguardem!
Atividade 4.5 – Vídeo na
escola
Carmen Bertin / Marco Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.