UNIDADE
3 – CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS
OS
DESAFIOS DA LINGUAGEM DO SEC. XXI PARA APRENDIZAGEM NA ESCOLA
Os desafios da linguagem do século XXI
consistem pelo distanciamento da tecnologia e a escola, pois existe um abismo,
que acaba por encalhar no processo ler, escrever e contar.
Na escola a criança escreve porque tem que
copiar no quadro, enquanto que na internet a mesma escreve porque quer
interagir com o mundo, permitindo o protagonismo do aluno.
Não podemos descartar o livro, texto
impresso, jornal entre outros, mas temos a responsabilidade de adaptá-los as
novas tecnologias no mundo escolar, permitindo um acesso de qualidade de nossos
estudantes ao mundo globalizado.
PROJETO:
E.E PROF. CÍCERO SIQUEIRA CAMPOS - ITU
TEMA:
GUERRA FRIA
PROFESSOR: Anderson
Américo (Historia)
PUBLICO
ALVO:
3º ano A – Ensino Médio
OBJETIVO:
Trabalhar de forma tecnológica, procurando
motivá-los nesse ultimo ano escolar, o que percebemos o desânimo quanto aos
trabalhos escolares, e com a chegada das provas: SARESP / ENEM, foi uma das
maneiras que encontramos para o sucesso do ensino aprendizagem de nossos
alunos.
ESTRATÉGIA:
O professor fará a introdução do tema: GUERRA
FRIA – Caderninho do Aluno, Vol. 3; organizará os grupos, onde os próprios
alunos estarão se preparando quanto ao que irão pesquisar (protagonismo
juvenil), que poderá ser: música, contexto histórico, jogos, entre outros); o
relato (registro) de todo trabalho de pesquisa em sites, exemplo: “Só História”
que será no gênero “Artigo de Opinião”,
que apresentarão no datashow finalizando a atividade.
AVALIAÇÃO:
Será a todo processo de desenvolvimento da
atividade.
Carmen Bertin / Marco de Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.