Tema: Criação de uma animação.
Disciplinas envolvidas: Arte, Português, Educação Física
Série: 3º E. M.
Duração: 6 aulas
Justificativa:
Os alunos são vidrados em
vídeos.
Durante o 2ª E.M. pudemos conhecer um pouco sobre
este assunto, porem agora no 3º E.M foi possível nos
aprofundarmos um pouco mais e realmente construir uma animação usando o
programa Movie Maker, uma vez que se faz tão necessário o uso das novas
tecnologias em sala de aula.
Através dele os alunos produziram
textos (roteiro), trabalharam a situação espaço/temporal, aprenderam a
trabalhar com materiais diversificados
como textura, peso, equilíbrio, dureza e volume.
A empolgação da moçada é total.
Objetivos:
Ø Possibilitar aos alunos agir como
produtores culturais, pensando, planejando e executando um festival de
animações;
Ø Ampliação do repertório do aluno quanto
à produção de animações e vídeos;
Ø Conhecer os diferentes programas de
animação através da informática;
Ø Aplicar o uso da fotografia para a
produção de uma animação;
Ø Consolidar o fazer artístico em
projetos coletivos e /ou colaborativos.
Etapas:
1
-
Conhecer o programa Movie Maker contido no pacote Office do Windows;
2
-
Observar e analisar as várias possibilidades de se produzir uma animação, bem
como o material utilizado através da pesquisa no blog http://degrade-sandra.blogspot.com.br/
; http://migre.me/aFdI9
3
-
Produção de um roteiro e criação dos personagens que farão parte da animação;
4
-
Desenho do Storyboard;
5
-
Construção de cenários bidimensionais e tridimensionais;
6
-
Fotografia dos movimentos de personagens e cenários;
7
-
Edição das imagens no programa Movie Maker;
8
-
Sonoplastia;
9
-
Assistir a todas as animações feitas pelos alunos.
Recursos:
Papeis, isopor, cola, tesoura, imagem de revistas, barbantes,
fio de nylon, durex, massinha de modelar, fita crepe, guache, pinceis, canetas
hidrocor, lápis de cor, câmera digital, pendrive, computador, data show.
Habilidades e
Competências:
- Articular ação, pensamento, sensação,
percepção, memória, imaginação e materiais durante o tempo da criação de ideias
estéticas.
- Conhecer os festivais e os salões
como formas de mostrar a produção artística.
- Ampliar a compreensão sobre a
relação entre materialidade em Arte e suas possibilidades em processos de
criação e de forma-conteúdo nas linguagens das artes visuais.
- Operar com diferentes procedimentos
artísticos na criação de poéticas pessoais ou de processos colaborativos.
- Produção de roteiro e criação de
personagens.
As avalições serão feitas de forma diagnóstica, formativa e
somativa. Será observado o envolvimento do aluno com o grupo, sua contribuição,
a criatividade, originalidade, o capricho, o prazo estimado, o passo a passo
orientado pelo professor, bem como o produto final de apresentação.
Depoimentos dos alunos:
As impressões dos
alunos serão postadas após a conclusão do projeto.
Créditos:
Sandra Nonis Ferrari – EE. Prof. Paula Santos
Wagner Silvério – EE. Prof. Esther Maurino Rodrigues/EE. Prof.
Maria Aparecida Fernandes leite
Lúcia Helena Campos – EE. Prof. José Benedito Gonçalves
Luciana Claudia Fernandes
Vicente – EE. Prof. Paula Santos
Antonia Aparecida Teodoro – EE.
Prof. Paula Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.